14/09/2015
Você sabia que o filme VIPS’s pode ser analisado com base nas teorias de Freud?
Por Clélia Paes

As relações familiares, sociais e afetivas são complexas, e muitas vezes podem resultar num grande conflito de identidade. Em análise para o curso CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos), Clélia Paes desvenda os segredos do filme VIP’s. Acompanhe essa série com 5  capítulos, que mostrará todas as análises para entender melhor o filme.

 

Desde jovem, Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros, sonhava em viajar o mundo, ser um piloto como seu pai, passa a ter diversos nomes e aplica seguidos golpes. No colégio, imitava as pessoas como se fosse uma reação do seu corpo, um espasmo. As duas coisas, a ambição e o talento, começaram a se juntar quando Marcelo saiu de casa, fez-se passar por algumas pessoas, e arrumou emprego em um pequeno Aeroclube. Anos depois, já era o piloto mais famoso das pistas de pouso clandestinas entre o Brasil e o Paraguai. Fingir ser o herdeiro de uma grande empresa de aviação (Henrique Constantino, filho do dono da Gol) foi seu ápice. Ele foi empresário, aviador, líder de facção criminosa, rico e famoso. Vigarista, enganou autoridades, celebridades, jornalistas e até os guardas da prisão de Bangu, usando quinze identidades diferentes.

 

Ficou curioso para saber a análise a fundo de um dos casos de enganação mais conhecidos do Brasil?  Acompanhe aqui nesse espaço toda segunda-feira e quarta-feira um novo capítulo. Quarta-feira 16/09, tem mais. Até lá!